6 Dicas para estender a vida útil da sua empilhadeira elétrica
As empilhadeiras elétricas se tornaram essenciais para elevar a produtividade nas áreas de armazenagem e logística das empresas. São departamentos críticos, que requerem operações seguras, aproveitamento máximo dos espaços e onde a velocidade e a qualidade com que o trabalho é feito faz toda a diferença na hora de atender às demandas do mercado. Para garantir alta disponibilidade das empilhadeiras elétricas, de forma que exerçam o ritmo desejado das operações, é primordial que estejam em dia com a manutenção. Mesmo com uma rotina puxada dos operadores, seguir alguns cuidados básicos pode estender ainda mais a vida útil desses equipamentos.
A Logiscom, especialista em contratos de locação de empilhadeiras elétricas, dá algumas dicas para ajudar nessa missão. Confira:
- Os fluídos e o óleo estão em dia? A medida que o operador faz uso da empilhadeira, é importante que ele acompanhe as condições dos fluídos hidráulicos e de transmissão. O ideal é que essa conferência faça parte da rotina de uso da empilhadeira, seja ela diária, semanal ou mensal. Assim, antes que o operador utilize a empilhadeira é importante que ele certifique e mantenha os bons níveis desses itens.
- Cuide da lubrificação de itens críticos. Nos modelos de empilhadeiras com recursos móveis, é fundamental que eles estejam sempre bem lubrificados. O mesmo cuidado deve ser dado às áreas de encaixe do equipamento, para que evitar eventuais paradas ocorram caso essas partes se tornem secas.
- Cuide sempre da bateria. Você tem a prática de verificar se a bateria – que é a fonte de energia da empilhadeira – está carregada? O nível de água esta correto?Você sabia, por exemplo, que a bateria de uma empilhadeira elétrica é projetada para 60 mil ciclos de carga e descarga? Assim como no caso da verificação dos fluídos e do óleo, a frequência do carregamento da bateria vai depender do tipo de movimentação feita pelo operador. Então, mantenha um cronograma de carregamento diária se o equipamento é utilizado todos os dias e verifique o nível de eletrólito se está correto e acrescente água destilada se necessário. A cada cinco ou dez cargas normais é preciso fazer uma equalização (este seria o ideal) – o que pode ser chamado de carga de semana ou semanal.
- Fique atento aos sinais de alertas. Não é a toa que as empilhadeiras elétricas têm sensores com luzes indicativas e também os códigos de defeito, para alertar se algo no equipamento não está indo muito bem. Os operadores devem estar atentos a essas sinalizações, verificando-as para tomar as providências devidas, imediatamente. Não as ignore, para não acarretar problemas maiores à máquina.
- Revise os pneus. De tempos em tempos, acompanhe o estado dos pneus da empilhadeira elétrica. Checar todos os dias a condições das rodas e pneus é uma tarefa que deve estar na rotina de trabalho. Pneus em más condições podem colocar em risco o operador, além de impactar na estabilidade da máquina.
- Conte com o suporte de um técnico especialista. É indispensável o apoio de um técnico na manutenção de empilhadeiras elétricas. Devido à frequência das operações com o equipamento, podem ocorrer desgastes que só um profissional experiente em manutenção de empilhadeiras elétricas pode repará-los. Manutenções feitas por pessoas que não sejam especialistas, podem gerar sérios danos no equipamento. Especialmente nas empilhadeiras elétricas, os equipamentos devem ser checados regularmente por um técnico para manter seu bom funcionamento. Realizar manutenções preventivas reduz drasticamente custos e paradas indesejadas do equipamento.
A Logiscom é reconhecida no mercado como excelente parceiro para as empresas que buscam por opções acessíveis e sob medida de contratos de locação de frotas de empilhadeiras elétricas. Com mais de uma década de atuação nesse setor, seus profissionais têm ampla expertise para avaliar demandas de movimentações de diversos tipos cargas e ambientes, dimensionando com precisão a frota ideal e com o melhor custo-benefício. A Logiscom se destaca por seu DNA inovar e por saber ouvir o que seus clientes precisam, atendendo-os como se fossem únicos.
Além do suporte 24h para contratos de locação de frota, a Logiscom disponibiliza um técnico local que agiliza o atendimento e contribui para assegurar operações constantes. Nossa frota é renovada constantemente, acompanhando as tendências de mercado.
Entre em contato conosco e conheça nossas opções! Confira ofertas especiais de locação de empilhadeiras, a custos acessíveis.