Home»Dicas»8 dicas para melhorar a separação de mercadorias em seu armazém

8 dicas para melhorar a separação de mercadorias em seu armazém

Os empreendedores já sabem que o uso de empilhadeiras aumenta a produtividade das empresas. Mas é preciso levar em consideração também outras estratégias de aumento da eficiência. Uma dessas estratégias é melhorar a separação de mercadorias. Você sabe como fazer?

A separação de mercadorias é de extrema importância. Afinal, de 30% a 40% da força de trabalho usada nos armazéns é direcionada para essa atividade. Confira algumas coisas que você pode fazer para melhorar essa “apanha”.

1 – Elimine os itens fora de estoque

Um dos principais fatores de desperdício de tempo dos operadores de empilhadeiras é a procura por itens que não existem. Quando o responsável pela separação precisa procurar um produto que não está disponível, ele gasta 30% mais tempo do que na procura por itens reais.

Esse desperdício de tempo pode até mesmo dobrar se o operador envolver outro colega na “busca impossível”. Por isso, elimine os itens fora de estoque.

2 – Cada produto deve ter um endereço único

Cada produto deve ter seu próprio endereço. Isso acelera muito o processo de separação. Não tem problema que dois produtos ocupem o mesmo espaço, desde que cada um tenha seu próprio endereço.

3 – Os endereços devem seguir uma sequência lógica

A maior parte do trabalho de separação envolve o deslocamento entre os endereços. Assim, facilite o trabalho do operador da empilhadeira criando endereços lógicos. Se o primeiro corredor é chamado de corredor A, então o seguinte tem de ser o B, e assim por diante.

4 – Simplifique a lista de separação

A lista de separação ideal deve ter fontes grandes, uma impressão bastante clara e conter apenas as informações essenciais para a apanha dos produtos. Quanto menos tempo o operador da empilhadeira gastar tentando ler a lista ou encontrar a informação de que precisa, maior a produtividade do colaborador.

5 – Use um sistema eficiente nas prateleiras

Evite a necessidade de o operador usar escadas ou de precisar se abaixar ou se esticar com frequência. Além da perda de tempo, gera fadiga no colaborador.

Na hora de colocar os produtos nas paleteiras, procure deixar os de maior rotatividade em uma altura equivalente à região acima da cintura e abaixo dos ombros dos operadores.

6 – Contrate pessoal adequado

O operador de empilhadeira precisa ter um curso específico para operar a máquina. Mas há alguns pré-requisitos básicos que precisam ser cumpridos antes mesmo da realização do curso, como saber ler, ter boa acuidade visual e ter facilidade para entender a lógica de endereçamento de sua empresa.

7 – Melhore suas instalações

O armazém ideal deve ter um layout que permita aos supervisores verificar o bom andamento dos trabalhos e boa área de separação, em que não haja engarrafamento de empilhadeiras, mercadorias ou pessoal.

8 – Escolha um parceiro de confiança

De nada adianta tomar todos esses cuidados se, na hora de alugar uma empilhadeira, você terminar dependente de uma empresa amadora. Na hora de alugar, exija a excelência máxima.

É por isso que você deve alugar empilhadeiras com a Logiscom. A empresa atua no mercado de locação de empilhadeiras desde 1996 e é uma referência na área.

Está precisando alugar empilhadeiras? Fale com um especialista da Logiscom.

(Imagem: Divulgação)