Benefícios das empilhadeiras e as novas versões automatizadas
O avanço da tecnologia tem contribuído para a automação de processos em diversos segmentos da indústria, proporcionando desde economia até mais agilidade, segurança e precisão nas operações diárias das empresas. É o que acontece no setor de armazenagem.
O uso de empilhadeiras guiadas automaticamente pode dar mais velocidade à organização de mercadorias, especialmente em corredores estreitos. A tendência é a automação das operações de movimentação de cargas em armazéns e centros de distribuição, combinando as necessidades técnicas à otimização de custos.
Empilhadeiras guiadas automaticamente ganham novas versões de softwares para atender às exigências operacionais de fábricas e armazéns. Para os modelos convencionais de empilhadeiras, são duas versões de softwares: o de gerenciamento e o de navegação.
As empilhadeiras guiadas pela tecnologia de gerenciamento realizam operações automáticas, conforme ordens de serviços definidas pelo sistema. É possível, por exemplo, estabelecer uma ordem de movimentação para que a empilhadeira priorize um percurso mais ágil. Isto porque, os algoritmos contidos no software são capazes de calcular o trajeto mais curto. Neste caso, o sistema de gerenciamento permite que a empilhadeira, guiada automaticamente, desvie de um corredor bloqueado e siga para uma outra rota alternativa, livre e rápida. Em caso de ocorrência, o software possui funcionalidades de supervisão das condições operacionais para agir adequadamente, a partir de rotinas pré-definidas pelos especialistas na gestão logística. Além da eficiência operacional, o uso do equipamento automatizado aumenta a produtividade e a segurança para a fábrica ou o armazém.
Já as empilhadeiras equipadas com software de navegação permitem a geração de uma extensa base de dados. Tratam-se de informações essenciais para que o software calcule a posição exata do equipamento e garanta que ele seja capaz de realizar com precisão um deslocamento em um layouts específicos, como em corredores estreitos ou no posicionamento de cargas em porta-paletes. Até mesmo no desempenho de tarefas complexas, como a estocagem de um palete a 10 metros de altura. Sensores de navegação contribuem para fornecer tais dados, em tempo real.
Assim, o rótulo de “smart” não se aplicam apenas às TVs e celulares. A próxima era tecnológica promete conectar diversas “coisas” à internet. Especialistas do IDC preveem que no Brasil, o número de coisas conectadas deve saltar dos atuais 140 milhões para 400 milhões em 2020. Esse mercado, o de “Internet das Coisas” (Internet of Things), deverá movimentar aproximadamente US$ 7 bilhões no nosso país, daqui a quatro anos.
Há duas décadas, a Logiscom atua no comércio e locação de equipamentos novos e usados, para movimentação interna e externa de cargas. A empresa oferece todos os tipos de empilhadeiras, sejam elétricas ou a gás. A Logiscom também está sempre em busca das mais avançadas soluções para atender, de forma personalizada, às necessidades logísticas de cada cliente. Consulte-nos e saiba mais sobre as vantagens do uso de empilhadeiras para a movimentação de mercadorias na sua empresa!
Gostaria de solicitar um orçamento? Oferecemos condições especiais para a sua empresa.É simples, preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores especializados entrará em contato.
Oferecemos condições especiais para a sua empresa!