Home»Dicas»Capacitação de operadores reduz riscos com empilhadeiras

Capacitação de operadores reduz riscos com empilhadeiras

As empilhadeiras são um poderoso recurso para aumentar a produtividade e a velocidade nas operações de empresas que necessitam movimentar cargas, especialmente nos setores de logística e armazenagem. Mas é preciso estar ciente dos riscos que esse veículo industrial pode trazer para quem trabalha nesses ambientes, caso o operador não tenha uma capacitação devida para conduzi-lo.

Ao operar uma empilhadeira, o condutor deve ter atenção redobrada. Além da falta da qualificação do profissional, qualquer descuido pode aumentar as chances de acidentes. Dentre eles estão: atropelamentos; colisões; tombamentos por distração, perda de controle, pontos cegos ou excesso de carga; quedas de materiais por falta do uso de cinto de segurança  – que é obrigatório (previsto na NR-12 Anexo XI, item 9 e 10) -; entre outros. Também é essencial que o condutor tenha experiência e habilidade técnica para evitar manobras indevidas, obstáculos e desníveis pelo caminho. Qualquer um desses acidentes pode prejudicar não apenas o operador, mas as pessoas próximas ao veículo. Em alguns casos, o acidente pode ser fatal.

Um operador experiente, por exemplo, certamente estará ciente do que fazer para evitar que ele aconteça. Outra medida importante é reforçar a sinalização no local, onde são utilizadas as empilhadeiras para movimentar os materiais. O operador deve ainda fazer uso dos recursos e seguir as instruções de segurança que constam nos manuais dos fabricantes das empilhadeiras.

Somada à capacitação obrigatória do operador, a empresa também deve dedicar especial atenção à manutenção constante da empilhadeira. A falta de uma revisão ou manutenção preventiva aumenta os riscos de falhas no equipamento que, por fim, podem gerar acidentes. A manutenção preventiva também ajuda a empresa a reduzir custos e evitar interrupções inesperadas do equipamento para um conserto pontual, que pode ser muito mais custoso para o negócio. Da mesma forma, é importante saber que a revisão e a manutenção da empilhadeira devem ser realizadas por um profissional especialista no assunto.

Com duas décadas de vivência nesse mercado, Logiscom é o parceiro ideal para empresas que usam empilhadeiras

A Logiscom é referência em locação de frotas de empilhadeiras elétricas. Com mais de 20 anos de atuação nesse mercado, a Logiscom conhece muito bem as particularidades e os cuidados que os operadores de empilhadeiras elétricas devem ter ao utilizá-las para a movimentação de cargas em qualquer ambiente, até nas vias mais estreitas.

Oferecendo um equipe de suporte técnico altamente capacitada para atendimento 24 horas por dia, 7 dias na semana, a Logiscom disponibiliza um técnico dedicado no site do cliente para assegurar manutenção rápida e apoio imediato aos operadores, para as empresas que contratam frota de empilhadeiras elétricas.

Que tal saber mais sobre o potencial das empilhadeiras elétricas para o seu negócio e outras dicas que podem evitar riscos de acidentes com esses equipamentos no trabalho? Entre em contato conosco. Fale com a Logiscom!