Home»Dicas»Cartão de identificação do operador de empilhadeira é válido apenas por um ano

Cartão de identificação do operador de empilhadeira é válido apenas por um ano

Quando o assunto é segurança, é preciso ter muita cautela a cada detalhe. Especialmente na indústria, existem normas técnicas que precisam ser seguidas e respeitadas. Para os operadores de empilhadeiras, por exemplo, a NR11 (Norma Regulamentadora para transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais) foi criada com o objetivo de regulamentar os procedimentos para quem usa e conduz esses equipamentos, especialmente em áreas de logística e armazenagem de materiais.

Dentre as principais dúvidas que surgem por parte do profissional que atua como operador, está a validade do curso de condução da empilhadeira e a necessidade do uso de um crachá de identificação enquanto executa as tarefas.

Para estes dois casos, a NR11 é bastante clara. O item 11.1.6 da norma diz: “Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com nome e fotografia, em lugar visível”.

Além disso, a norma ainda destaca que o prazo de validade do cartão de identificação do operador deverá ser de um (1) ano. Após este prazo, o profissional deverá obrigatoriamente realizar um novo exame de saúde completo – pago pela empresa contratante – para que essa identificação do operador seja renovada.

É fundamental que a foto e função do operador estejam logo na frente da identificação. O verso deve conter visivelmente as informações da data de emissão do crachá, dos exames complementares, bem como da validade do cartão. Ao detalhar os exames, descreva primeiro aquele com a data de vencimento mais próxima, seguido dos demais com a mesma ordem de prioridade. Na lista estará o ASO, que é o exame que dá aval ao operador, dizendo se está apto ou inapto para exercer a função.

Já o curso que capacita o profissional de empilhadeira não tem data de validade. No entanto, é extremamente importante que o operador faça frequentes cursos de atualização, pois o mercado é muito dinâmico e os modelos de empilhadeiras evoluem rapidamente. O profissional deve estar sempre bem atualizado sobre as tecnologias disponíveis e as novas práticas que podem facilitar o seu trabalho e, principalmente, elevar o seu comprometimento com a sua própria segurança e a de outras pessoas, eventualmente, próximas ao equipamento.

Por fim, o modelo do cartão poderá ser o que mais se aplica às demais comunicações da empresa. O importante, independentemente de qual for, é que o crachá tenha todas as informações abordadas aqui.

Conheça a Logiscom: especialista no setor de empilhadeiras

A Logiscom é especialista na locação de frotas de empilhadeiras elétricas. São mais de 20 anos, atuando nesse setor como parceira de empresas que buscam reduzir custos, dar velocidade às movimentações de cargas e, principalmente, elevar a segurança dos operadores e de suas equipes de trabalho. É com base nesse aprendizado de duas décadas, conhecendo bem as particularidades desse mercado, que a Logiscom compartilha dicas e boas práticas.

Quer saber mais? Entre em contato com a Logiscom. Aproveite para conferir nossas ofertas exclusivas de locação de frotas de empilhadeiras e como o uso desses equipamentos pode trazer vantagens incríveis para aumentar a competitividade do seu negócio, hoje!

(Imagem: divulgação)