Como fazer a verificação diária da empilhadeira
A operação eficaz de uma empilhadeira é fácil de fazer, desde que seja realizada por um profissional qualificado. Mas, independentemente da expertise do operador, essa eficácia é aumentada quando se faz uma checagem do equipamento. Confira como fazer a verificação diária da empilhadeira.
Existem 7 etapas que devem ser cumpridas na realização desse check-list diário. A realização dessa checagem aumenta a segurança da operação, a eficiência do equipamento, e evita a necessidade de paradas para manutenção emergenciais. As etapas são:
1. Verificação da bateria
O primeiro passo é retirar as tampas da bateria. Confira se a água cobre as placas. Em caso negativo, encha o recipiente de água destilada até que essas placas fiquem submersas. Mexa nos cabos e cheque se eles estão bem presos.
2. Análise do óleo
Aqui são necessários dois pontos de atenção: o óleo do cárter e o óleo hidráulico. Para verificar se o óleo está no nível ideal, retire a vareta e limpe-a com um pano seco. Em seguida, coloque novamente a vareta no local de onde ela foi retirada. Por fim, mais uma vez, puxe a vareta para fora do seu local de armazenamento.
A vareta tem pequenos traços que mostram o nível ideal do óleo. Se está abaixo desses traços, é hora de repor, se o óleo ainda estiver brilhante e viscoso, ou de trocá-lo, caso aparente estar sujo ou com viscosidade fora dos padrões ideais.
3. Verificação da embreagem
Entre na empilhadeira e pise na embreagem. A folga deve estar por volta de uma polegada.
4. Checagem do freio
Aqui a dica principal é: o pedal nunca deve encostar no chão da empilhadeira. Se isso acontecer, é sinal de mau funcionamento. Entre em contato com a equipe de manutenção imediatamente.
5. Olhe o painel
Confira se todos os instrumentos do painel estão funcionando corretamente. Não esqueça de avaliar se o combustível é suficiente para todo o período de operação.
6. Verifique os pneus
É preciso checar a calibragem do pneu. Todo pneu tem uma válvula, assim como acontece nos carros. Pressione o bico do calibrador contra o bico da válvula do pneu, de modo que eles se encaixem.
No momento de encher os pneus, certifique-se de que o ar não está escapando. A calibragem ideal deve ser de 100 libras. Caso a pressão seja maior que essa, esvazie o pneu até o nível ideal, pressionando seu bico dosador.
Olhe também se os pneus estão em bom estado e sem cortes.
7. Verifique o radiador
Atenção! A água do radiador deve ser checada antes de ligar a empilhadeira. Ainda assim, use luvas ao fazê-lo, ou pode sofrer queimaduras graves.
Primeiro, abra a tampa até o primeiro estágio, para liberar a pressão. Retire a tampa e, se parecer seguro (sem a emissão de gases quente ou água), verifique o nível da água e reponha (com o motor ligado) se necessário. essay on social media 3000 words
Com esses cuidados simples você aumenta o rendimento da empilhadeira e a segurança da operação.
Locação de empilhadeiras é com a Logiscom.
Está precisando alugar empilhadeiras? A Logiscom é a fornecedora ideal. A frota da Logiscom passa por manutenção constante para que sua empresa nunca pare. A equipe de especialistas é altamente capacitada e está pronta para te atender. Entre em contato.
(Imagem: Divulgação)