Home»Dicas»Como operar empilhadeiras elétricas com mais segurança

Como operar empilhadeiras elétricas com mais segurança

A adoção de empilhadeiras elétricas por empresas tem crescido por todo o Brasil. Comprovadamente úteis para agregar mais agilidade nas movimentações de cargas das áreas de armazenagem e logística, é importante lembrar que é preciso capacitação para operar esses equipamentos. Caso contrário, o uso inadequado dessas máquinas pode reduzir sua vida útil e, mais do que isso, aumentar o risco de acidentes no trabalho.

Há modelos de empilhadeiras elétricas que são projetadas com braços para mover cargas em corredores estreitos ou de um ambiente para outro, bem como elevá-las para armazenamento em locais altos no estoque.  O fato é que, normalmente, os acidentes ocorrem devido à falta de capacitação e treinamento dos operadores, sem o conhecimento necessário para fazer uso da empilhadeira. Nesta situação, as ocorrências mais comuns acontecem quando o operador ou as pessoas próximas são atingidas abaixo da máquina, seja por algum componente ou pela carga transportada. Há inclusive relatos de ferimentos leves, outros até mais graves.

De acordo com um levantamento de um instituto do governo americano de administração de saúde e segurança ocupacional (OSHA), mais de 80 pessoas morrem anualmente nos EUA em virtude de acidentes com empilhadeiras. O levantamento ainda aponta que cerca de 35 mil pessoas têm acidentes graves e 60 mil ferimentos leves devido ao uso incorreto de empilhadeiras todos os anos.

Siga dicas importantes

Para evitar lesões pequenas ou mais graves, compartilhamos algumas dicas básicas para operar empilhadeiras elétricas com mais segurança. Confira:

  • Respeite o limite de velocidade;
  • Apenas operadores que possuem formação específica estão habilitados a operar a empilhadeira elétrica;
  • Diariamente, verifique as condições da máquina. Caso algum problema seja identificado, providencie imediatamente o seu reparo;
  • Monitore constantemente a direção para a qual a máquina é guiada. Antes de girar, pare a empilhadeira e tenha uma visão do perímetro. Se estiver tudo ok, então, faça a manobra. Atenção: nunca gire o equipamento, se estiver em uma rampa ou em algum terreno com oscilações;
  • Quando alguém estiver próximo à empilhadeira buzine para avisá-la e, assim, mantê-la distante do percurso da máquina;
  • Em nenhuma hipótese, aumente ou reduza o volume da carga transportada enquanto a empilhadeira elétrica estiver em movimento;
  • Exceto se houver um assento para o passageiro, é proibido transportar outras pessoas;
  • Não ultrapasse o limite de carga a ser transportada nas garras. Aliás, certifique se a mercadoria está devidamente empilhada sobre elas. Quando vazias, as garras devem permanecer rebaixadas e inclinadas para trás;
  • Ao terminar o trabalho, a máquina deve ser desligada e as garras completamente recolhidas.

Conheça a Logiscom

Por atuar há mais de uma década no setor de empilhadeiras, a Logiscom conhece muito bem as particularidades e os cuidados que os operadores devem ter na hora de manusear esse tipo de equipamento. Seus profissionais têm uma longa experiência nessa área e, portanto, também podem ajudar as empresas a projetar frotas de empilhadeiras, além de compartilhar outras dicas importantes para estender a vida útil desses equipamentos e, principalmente, minimizar os riscos de acidentes.

A Logiscom é  referência no mercado por suas ofertas especiais de locação de frotas de empilhadeiras elétricas. Fale conosco e saiba mais sobre como a sua empresa pode usufruir das vantagens das empilhadeiras elétricas e a sua equipe operá-las com mais segurança, elevando a precisão e agilidade nas movimentações de cargas.

(imagem: divulgação)