Home»Dicas»Confira exames médicos e equipamentos de proteção obrigatórios para operadores de empilhadeiras

Confira exames médicos e equipamentos de proteção obrigatórios para operadores de empilhadeiras

Você sabia que o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) é obrigatório para garantir mais segurança ao trabalhador que executa atividades em condições de periculosidade, isto é, que possam colocar em risco a sua saúde ou expor o funcionário a acidentes? Seu uso é determinado por normas criadas especificamente para o setor, no qual o profissional irá atuar.

Para o operador de empilhadeira essa exigência não é diferente. O profissional que conduz esse equipamento para movimentar ou transportar cargas, deve estar atento ao uso correto do EPI enquanto realiza o seu trabalho. Dentre os itens obrigatórios para uso do operador, estão: o óculos de segurança, para protegê-lo contra a poeira e partículas ou contra algo que acidentalmente possa atingir sua visão; o protetor auricular, capaz de proteger os ouvidos do profissional contra ruídos elevados do ambiente; o capacete de segurança, este é considerado um item essencial para todas as vezes que utilizar a empilhadeira; e as luvas de segurança, fundamentais nas atividades de transferência de paletes, organização ou manuseio de mercadorias.

Além dos EPIs, o profissional que deseja trabalhar como operador de empilhadeira precisa estar ciente dos exames que o tornarão apto a exercer esta função. Existem exames médicos não apenas exigidos no ato de admissão do operador, mas aqueles que fazem parte da rotina do profissional e, por isso, devem ser realizados periodicamente.

Eletroencefalograma, audiometria, psicológico, oftalmológico e clínico geral fazem parte da lista de exames exigidos como admissional. Após ingressar na empresa, o operador de empilhadeira deve repetir esses exames anualmente, com exceção do psicológico. Porém a cada cinco anos, é preciso realizar avaliações adicionais específicas de aptidão física e motora, além do psicológico. Se por algum motivo o operador ficar afastado por mais de quinze dias, então, será necessário refazer seu exame de aptidão física.

Geralmente, as empresas possuem um programa chamado PCMSO, ou seja, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que deverá acompanhar a grade de exames frequentemente realizados pelo operador.

Logiscom: Mais de 20 anos no setor de empilhadeiras

Acumulando mais duas décadas de atuação no setor de empilhadeiras, a Logiscom conhece muito bem todos os requisitos técnicos que garantem às empresas maior produtividade no manuseio e transporte de mercadorias, bem como na segurança aos operadores.

Desde a sua fundação, a Logiscom sempre manteve foco no mercado de locação de empilhadeiras. Hoje, destaca-se como especialista nas ofertas de contratos de aluguel de empilhadeiras elétricas para diversas indústrias, com alta competência para o dimensionamento de frotas que incluem serviços de manutenção preventiva e pontual.

Fale com a Logiscom e conheça as particularidades e benefícios das empilhadeiras elétricas para o seu negócio. Saiba mais sobre os cuidados que os operadores desses equipamentos devem ter ao manuseá-los. Confira ainda práticas importantes para minimizar acidentes aos condutores, enquanto se estende a vida útil das empilhadeiras.

(imagem: divulgação)