Home»Dicas»Evite lesões ao movimentar cargas com empilhadeiras

Evite lesões ao movimentar cargas com empilhadeiras

O levantamento de um instituto de administração de saúde e de segurança ocupacional (OSHA), constatou que mais de 680 mil acidentes com empilhadeiras são registrados anualmente. Esse resultado, certamente, poderia ser muito menor se os operadores fossem devidamente treinamentos ou adotassem diariamente boas práticas de segurança.

Para começar, é preciso aprender as regras para operar corretamente o equipamento e realizar as movimentações certas no ambiente de trabalho. Trata-se de um exercício constante e não pontual. Mesmo após ter sido treinado e passado os primeiros dias conduzindo a empilhadeira elétrica, é importante que o operador seja supervisionado pelo seu gestor.

O curso deve ser ministrado por um profissional qualificado, com ampla experiência no manuseio de empilhadeiras elétricas e competência suficiente para avaliar a boa performance dos operadores participantes do treino.

Também considere que “o exemplo vem de cima”. Após aplicar o treinamento, os supervisores devem manter as boas práticas de segurança durante as operações diárias, reforçando a necessidade de incorporá-las à rotina operacional. Atitudes simples podem ser incentivadas pelo supervisor como: buzinar nos cruzamentos e respeitar o limite de velocidade para o transporte de carga.

Confira, a seguir, alguns fatos que podem ajudar a reduzir o número de acidentes com os operadores de empilhadeiras. Confira quais são:

  •  Verifique se a empilhadeira está com a manutenção em dia;
  • Faça inspeções pré-expediente;
  • Funcionários temporários precisam ser treinados, para operar adequadamente o equipamento;
  • Respeite o limite de velocidade nas movimentações de materiais;
  • Ao trafegar com a empilhadeira, mantenha a carga e o garfo levantados;
  • Mantenha-se bem posicionado no equipamento;
  • Evite distrações;
  • Desça do equipamento sem precipitações;
  • Utilize os itens de proteção contra quedas e cinto;
  • Leia atentamente o manual de instrução da empilhadeira elétrica;
  • Atenção à capacidade de carga indicada no equipamento;
  • Respeite as regras de segurança.

Logiscom: especialista em empilhadeiras elétricas

Após mais de dez anos de vivência nesse setor, a Logiscom tornou-se especialista na oferta de locação de frotas de empilhadeiras elétricas para diversas indústrias. Com ampla bagagem nesse mercado, seus profissionais conhecem muito bem as particularidades e os cuidados que os operadores desses equipamentos devem ter ao manuseá-los.

Dentre as grandes vantagens do contrato de frota de empilhadeiras elétricas da Logiscom está a disponibilidade de um técnico no site do cliente, para assegurar o pronto atendimento na manutenção dos equipamentos ou o apoio aos operadores.

Fale com a Logiscom e saiba mais sobre o potencial das empilhadeiras elétricas no seu negócio, e outras dicas que podem estender a vida útil desses equipamentos e minimizar os riscos de acidentes aos condutores.

(imagem: divulgação)