Home»Dicas»Importância e dicas para a movimentação de cargas na empresa

Importância e dicas para a movimentação de cargas na empresa

Com certeza você sabe a importância da movimentação de cargas. Mas será que você sabe quais são os impactos que essa movimentação gera em sua companhia? A movimentação afeta custos, lucros, logística e muito mais. Saiba tudo sobre a importância da movimentação de cargas.

O que é a movimentação de materiais?

Qualquer deslocamento de produtos, sua armazenagem e sua distribuição é movimentação de materiais. Ela inclui qualquer tipo de deslocamento realizados dentro ou fora da sua empresa, como nos depósitos ou nos galpões.

Isso, claro, tem grande impacto nos preços dos produtos e nas finanças das empresas.

Os deslocamentos são responsáveis por 25% dos custos das manufaturas, de acordo com uma pesquisa feita nos EUA. Logo, se esse setor da companhia é afetado por algum tipo de problema que cause um bloqueio no fluxo da movimentação, os resultados podem ser desastrosos.

Principais problemas causados por má gestão na movimentação de cargas

Os principais problemas causados por gargalos ou má gestão na administração da movimentação de cargas são a frota ociosa (o que envolve caminhões, empilhadeiras, motoristas e operadores, por exemplo) e atrasos nas entregas (com o cancelamento de pedidos).

Outras consequências envolvem a queda na eficiência da equipe, perda de produtos sensíveis, falhas no reabastecimento das prateleiras e até mesmo diminuição da vida útil dos equipamentos usados para a movimentação dessas cargas, como as empilhadeiras.

Assim, não é nenhuma surpresa que cada vez mais empresas estejam profissionalizando seus setores de movimentação de cargas. A meta é uma só: realizar as movimentações da maneira mais rápida possível, dando prioridade à segurança, mas mantendo os custos baixos e com máxima eficiência.

Como planejar a movimentação de cargas?

Você pode tomar algumas providências para melhorar a movimentação de cargas na sua empresa.

  • Padronize processos

Comece padronizando processos, de forma que eles se tornem repetitivos e cada vez mais fáceis de realizar com o tempo. Essa padronização deve incluir o fluxo das mercadorias e equipamentos e distribuição de tarefas.

  • Crie metas

Avalie o desempenho de sua equipe utilizando metas realistas, ou seja, que podem ser atingidas. Mais importante essas metas devem ser objetivas e mensuráveis, para que todos possam observar com clareza erros e acertos.

  • Defina o fluxo de movimentação

Procure usar um layout no seu galpão que facilite a identificação e o acesso a paletes e produtos. Se possível, conte com a ajuda da tecnologia e da automação para melhorar a logística.

  • Disponibilize os melhores equipamentos

De nada adianta realizar todos os passos acima se sua equipe não puder contar com os equipamentos necessários para realizar as tarefas. No caso dos deslocamentos em galpões e armazéns, por exemplo, ter as melhores empilhadeiras é essencial.

Isso não significa investir quantias excessivas comprando esses equipamentos. É muito melhor alugar empilhadeiras. No Brasil, a Logiscom é uma referência do setor. Seus especialistas podem te ajudar a fazer as melhores escolhas na hora de escolher a empilhadeira com o melhor custo/benefício.

Por fim, mas não menos importante, invista na capacitação dos colaboradores.

A movimentação de cargas é como uma espécie de sistema circulatório de sua empresa. Mantê-lo saudável é a chave para o sucesso de sua companhia. Quer saber mais? Converse com os especialistas da Logiscom e veja como eles podem te ajudar a ter uma movimentação de cargas cada vez mais eficiente.

Imagem: (divulgação)