Home»Dicas»Já imaginou ter uma empilhadeira que funciona sem operador?

Já imaginou ter uma empilhadeira que funciona sem operador?

Quem tem mais de 30 anos deve se lembrar do robô que fazia as atividades domésticas em Os Jetsons. Ainda não temos essa tecnologia em nossas casas, mas no segmento logístico já temos um robô para chamar de nosso: são as empilhadeiras que funcionam sem operador, as AVG.

AGV é a sigla de Automated Guided Vehicle (Veículo Guiado Automatizado). São veículos – como empilhadeiras – que dispensam a necessidade de operadores e se movimentam de forma autônoma, após serem programados para tal.

Nada substitui a engenhosidade humana. Entretanto, para as tarefas repetitivas, as empilhadeiras autoguiadas são perfeitas.

Como dispensam a presença do operador, elas são mais compactas e precisas em seus deslocamentos e no carregamento ou descarregamento dos materiais transportados.

Isso significa que as empilhadeiras com sistema AGV são capazes de acessar com facilidade ambientes apertados que costumam ser inalcançáveis às empilhadeiras comuns.

Como funciona o AGV

Mas, afinal, sem operadores, como a empilhadeira autônoma sabe onde deve ir para pegar os pedidos?
Existem três sistemas de guiamento para AVG: o ativo-indutivo, ótico e o laser. No guiamento ativo-indutivo, cabos embutidos no piso guiam o veículo. Já no ótico, a empilhadeira “segue” uma fita (ou pintura) colocada no chão indicando o caminho a ser percorrido. Por fim, no guiamento a laser um sistema de lasers e espelhos indicam o caminho que a máquina deve seguir.

Já vimos, portanto, como a empilhadeira AVG se movimenta em um armazém ou galpão. Mas como faz a coleta dos pedidos? A resposta está nos cálculos de posicionamento que são feitos em um computador central.

Neste computador, algoritmos orientam as empilhadeiras automatizadas sobe a posição de cada palete e sobre quanto (e quando) os garfos devem ser levantados para alcançar, por exemplo, um palete a cinco metros de altura. Tudo é automático e feito com total segurança.

Principais vantagens das empilhadeiras AVG

  • Capacidade de operar em corredores estreitos
  • Custo recorrente menor que o de uma empilhadeira com operador
  • Menor consumo de energia
  • Capacidade de trabalho ininterrupta, 24h por dia, com parada apenas para recarga ou troca da bateria

Áreas de atuação

Os veículos AVG podem ser utilizados em diversos segmentos, já que podem percorrer médias e longas distâncias e transportar médios e grandes volumes. Além disso, esse tipo de equipamento é capaz de “aprender” a se deslocar em percursos complexos, não havendo limites para seu potencial de movimentação.

Suas principais áreas de atuação são papel e celulose; e-commerce; indústria da segurança; implementos agrícolas; indústria alimentícia, ferroviária, bebidas, móveis, cosmética, química, naval, metalúrgica, automotiva, farmacêutica e aeroespacial; transportadoras; galpões; indústria de autopeças; indústria de eletroeletrônicos; tecelagem e portos.

Será que o AVG é ideal para sua empresa?

Se você está buscando um sistema automatizado para movimentação de mercadorias, as empilhadeiras AVG são ideais para seu negócio. E elas já estão disponíveis para locação na Logiscom, com ótima relação custo/benefício e a assessoria técnica especializada que apenas a Logiscom pode oferecer.

Quer saber mais como uma empilhadeira AVG pode aumentar a eficiência de sua logística ao mesmo tempo em que diminui custos no longo prazo? Entre em contato com os consultores da Logiscom.

(Imagem: Divulgação)