O que fazer em caso de acidente com empilhadeira
As empilhadeiras possuem diversos equipamentos de segurança que, quando usados corretamente, impedem qualquer tipo de problema mais sério. Mas, ainda assim, é possível que imprevistos aconteçam. Por isso, saiba o que fazer em caso de acidente com empilhadeira.
Os tipos de acidentes mais comuns com empilhadeiras são o tombamento do equipamento e incêndios na própria empilhadeira ou em seu local de atuação. Qualquer que seja a situação, a regra mais importante é manter a calma e agir de maneira profissional.
O que fazer em caso de tombamento?
Tombamentos são raros e acontecem principalmente por falha humana. Caso você passe por uma situação de tombamento, será preciso reagir em poucos segundos para evitar danos à sua saúde.
Ao perceber que a empilhadeira tombará, não saia do equipamento. Ao sair, aumentam muito os riscos de ser prensado pela máquina contra o chão ou contra as paredes. Permaneça dentro do compartimento protetor do operador.
Coloque ambas as mãos sobre a direção e segure com firmeza. Ao mesmo tempo, apoie fortemente os pés no chão. Aumente sua estabilidade afastando os joelhos um do outro.
O que fazer em caso de incêndio
Caso perceba que a empilhadeira está pegando fogo, tente ter uma visão ampla da emergência. Existe o risco desse fogo se alastrar pelo galpão ou armazém? Em caso positivo, leve a empilhadeira para uma área aberta ou afastada de materiais inflamáveis.
Faça isso apenas se tiver certeza de que isso pode ser feito em poucos segundos e sem colocar a própria segurança em risco.
Os passos seguintes são desligar a chave geral e fechar a válvula de gás (caso a empilhadeira seja movida à gás natural).
Toda empilhadeira deve contar com um extintor de incêndio. Dessa forma, utilize o equipamento para tentar debelar as chamas. Caso não tenha sucesso ou não saiba como manusear o extintor corretamente, chame a brigada de incêndio da empresa ou os bombeiros da cidade.
Existe ainda a possibilidade de o incêndio ser não na empilhadeira, mas no ambiente de trabalho. Nesse caso, ao perceber as chamas, pare a empilhadeira em local que não atrapalhe a evacuação das pessoas ou a atuação da brigada de incêndio ou dos bombeiros.
É importante ressaltar que a prevenção é sua melhor arma para evitar acidentes. Por isso, sempre se certifique de que os equipamentos de combate a incêndio, como extintores e hidrantes, estão funcionando corretamente.
Jamais estacione a empilhadeira em locais que dificulte o acesso a esses equipamentos. Além disso, esteja familiarizado com a utilização dessas ferramentas, para poder agir com segurança e de forma decisiva caso seja necessário.
Logiscom é a melhor opção na hora de alugar uma empilhadeira
A manutenção preventiva é peça-chave para o bom funcionamento das empilhadeiras e para evitar acidentes. A Logiscom realiza manutenções periódicas em suas empilhadeiras, garantindo sua máxima eficiência.
A empresa é especializada em locação e terceirização de equipamentos de movimentação interna e externa, e trabalha com todos os tipos de empilhadeiras elétricas ou a gás e paleteiras elétricas. Seus principais diferenciais são a qualidade técnica da equipe e a rapidez no atendimento.
Está precisando de empilhadeiras? Alugue com a Logiscom.
(Imagem: Divulgação)