Home»Dicas»Óleo vazando na empilhadeira: o que fazer?

Óleo vazando na empilhadeira: o que fazer?

Não deveria acontecer, mas não tem jeito. O vazamento de óleo é comum em qualquer equipamento que use lubrificante para melhora de desempenho. E aí surge a dúvida. No caso das empilhadeiras, o que fazer quando houver óleo vazando?

Antes de partir para a ação, é preciso primeiro entender o papel do óleo lubrificante nos equipamentos. Essa primeira tarefa é fácil. O dicionário mostra que “lubrificante” é qualquer substância que visa reduzir o atrito de eixos e peças que se movem uma sobre a outra.

Logo, o óleo é essencial para diminuir o desgaste das peças, aumentando, consequentemente, sua vida útil. Dentre as principais peças que são beneficiadas com o uso de um óleo de boa qualidade estão o motor da empilhadeira, o câmbio, o diferencial, as válvulas e o sistema hidráulico.

Com tantas peças em jogo, dá para imaginar que um vazamento de óleo é uma situação urgente que, se não resolvida, pode causar grandes prejuízos.

Além de arriscar quebrar as peças da empilhadeira, há o desperdício desse insumo, a perda de tempo para a reposição do lubrificante vazado, o uso de mão de obra para fazer os reparos, e o risco de acidentes com o óleo na área de circulação de pessoas e equipamentos.

É preciso levar ainda em consideração que o vazamento deixa os ambientes sujos, com má aparência, e podem até mesmo emporcalhar as mercadorias que são transportadas. A depender da atividade da empresa, isso pode ter impactos negativos nas vendas.

Por fim, o óleo é prejudicial ao meio ambiente, especialmente se o resíduo atingir mananciais e áreas como rios e lagos.

Agora que você já sabe a importância do óleo lubrificante, é hora de descobrir o que fazer caso haja um vazamento.

O que fazer se vazar óleo da empilhadeira?

1. Treinar os operadores

Na verdade, a primeira providência deve ser tomada antes de qualquer vazamento, justamente para evitar que o problema ocorra. Trata-se de treinar corretamente os operadores das empilhadeiras, de modo que eles saibam identificar vazamentos e comunicar a equipe de manutenção assim que isso acontecer.

2. Interromper a operação

Identificou um vazamento de óleo? Pare a operação da empilhadeira imediatamente.

3. Identificar origem do vazamento

A equipe de manutenção deve contar com especialistas capazes de identificar o mais rápido possível a origem do vazamento, o tipo de líquido que está vazando, suas causas e como interromper o “sangramento”.

4. Usar kit de proteção ambiental

Como já visto, o óleo pode ser muito prejudicial ao meio ambiente, por isso a equipe de manutenção deve dispor de um kit de proteção ambiental para conter ou absorver o lubrificante, caso o problema ocorra em um terreno sensível.

5. Usar EPIs

Os técnicos precisam estar usando todos os equipamentos de proteção individual indicados pela legislação.

6. Limpar e descartar o lubrificante corretamente

Feita a limpeza do ambiente, é preciso fazer o descarte correto do óleo em instalações adequadas e licenciadas para esse tipo de atividade.

O vazamento de óleo é um dos problemas mais comuns que podem atingir uma empilhadeira. Saber como agir no caso desse tipo de emergência pode fazer a diferença entre um incidente que é apenas um inconveniente ou um acidente com proporções imprevisíveis.

Logiscom faz manutenção constante de sua frota

A melhor maneira de evitar o vazamento de óleo em empilhadeiras é fazer a manutenção constante dos equipamentos. Por isso a Logiscom faz frequentemente a manutenção preventiva de sua frota, que é uma das mais modernas do Brasil.

Se você precisa de empilhadeiras, alugue com a Logiscom.

(Imagem: Divulgação)