Home»Dicas»Para que servem as empilhadeiras?

Para que servem as empilhadeiras?

Seja uma pequena, média ou grande empresa, sempre há necessidade de se movimentar e empilhar materiais na área logística. A tarefa braçal, difícil de ser realizada apenas por operadores quando se trata da movimentação e organização de cargas pesadas, ganhou uma aliada: a empilhadeira. O equipamento não apenas ajuda a tornar mais fácil o trabalho dos funcionários desse setor, como também dá muito mais velocidade aos processos.

A empilhadeira, um veículo industrial destinado à movimentação e transporte de grandes volumes de cargas, passou a ser utilizada amplamente por diversos setores do mercado mundial como o aéreo, terrestre, ferroviário e marítimo. Dentre os itens que a compõem estão a polia (ou correia), mastro (ou torre de elevação), correia de elevação, alavanca de controle de mastro, sistema hidráulico, plataforma de carregamento, garfo ou forquilha, chassi, compartimento motor e o teto da cabine. Algumas podem ser movidas à gás liquefeito, outras são elétricas ou a diesel.

Ao escolher uma empilhadeira, a empresa precisa avaliar se as características do equipamento atendem as suas necessidades de movimentação e empilhamento de materiais. Alguns fabricantes oferecem equipamentos com capacidade de carga de mais de 2.000 Kg, elevação de cerca de 12 metros e velocidade que pode chegar até 18m/s. Outros pontos importantes a serem considerados para essa análise são a performance de carregamento em relação à economia de combustível e a capacidade produtiva em espaços apertados ou corredores pequenos. Neste sentido, equipamentos com designer compacto para atender a esse nível de desempenho têm destaque. As características de segurança também são relevantes nas operações. Saem na frente os equipamentos com alta capacidade de resposta e confiabilidade.

Diante do atual cenário econômico brasileiro, o setor de vendas de empilhadeiras apresentou queda de mais de 40% em 2015 em relação ao ano de 2014. Segundo especialistas, o resultado foi afetado devido às freadas no consumo e no crédito ao mercado, e a volatilidade da moeda americana. Na contramão desse cenário, o setor de locação de equipamentos tornou-se aquecido no curto e médio prazo com boas opções às empresas.

Assim, a alternativa de locação de uma empilhadeira pode ser uma ótima decisão na hora de buscar por uma solução que aumente a produtividade e otimize os processos logísticos. O uso da tecnologia para movimentar e empilhar cargas já comprovou que contribui para a redução de custos na área, com operações qualificadas e mais eficientes.

Logiscom

Há duas décadas, a Logiscom atua no comércio e locação de equipamentos novos e usados, para movimentação interna e externa de cargas. A empresa oferece todos os tipos de empilhadeiras, sejam elétricas ou a gás. Dispõe ainda de paleteiras elétricas e manuais. A Logiscom também está sempre em busca das mais avançadas soluções para atender, de forma personalizada, às necessidades logísticas de cada cliente. Consulte-nos e conheça excelentes opções de locação de empilhadeiras para a movimentação e o empilhamento de materiais na sua empresa!

Imagem: divulgação