Home»Dicas»Por que operadores devem fazer cursos de atualização?

Por que operadores devem fazer cursos de atualização?

Antes de iniciar na nova função, o operador de empilhadeira deve passar por alguns exames obrigatórios que serão realizados pela empresa e que vão certificá-lo a estar fisicamente apto para conduzir o equipamento em áreas de movimentações de cargas, como a de logística e de armazenagem de materiais.

Exames como eletroencefalograma, audiometria, psicológico e oftalmológico poderão ser requeridos, gerando um diagnóstico completo do profissional. Mais do que isso, anualmente, o operador deve passar novamente por todo esse processo com o objetivo de reavaliar suas condições de saúde, verificando se mantém todas as condições necessárias, incluindo aptidão físico e motora, para continuar exercendo a função. Isto também vale para os profissionais que pedem afastamento e que, portanto, devem ser reavaliados no regresso ao trabalho.

Assim, como as verificações de saúde, é fundamental que os operadores recém contratados ou não, realizem cursos de boas práticas e condução de empilhadeiras. É relevante certificar que o operador tenha não apenas o conhecimento, mas faça uso, por exemplo, dos materiais de proteção no trabalho (EPIs). Além disso, há normas que devem ser respeitadas sempre que o operador guiar uma empilhadeira, como:

  • Estar atento à altura da carga e não transportar volumes na ponta dos garfos, além da capacidade permitida pelo equipamento;
  • Ao dirigir, usar cinto de segurança e manter os garfos abaixados, bem como o equipamento em linha reta, sem fazer manobras bruscas, especialmente em terrenos desregulares e rampas. Atenção: é importante estar de olho no caminho, evitando obstáculos, buracos, pedras ou lombadas e nunca dirigir em superfícies com água e óleo, para evitar acidentes;
  • Conduzir a empilhadeira com responsabilidade e velocidade reduzida, para manter a carga estável durante toda a operação.

Portanto, o operador deve ter um treinamento periódico sim, seja para atualizá-lo sobre os novos recursos que os equipamentos oferecem como resultado do avanço tecnológico, ou fortalecer as boas práticas no dia a dia para evitar acidentes consigo mesmo e, principalmente, com as pessoas que trabalham perto das empilhadeiras.

O gestor da equipe de operadores deve buscar por cursos e workshops sobre o assunto, para manter sua equipe constantemente treinada e capacitada. Ao estar bem informado, o operador demonstra o seu comprometimento com a missão ética da empresa e com bem-estar de seus colegas de trabalho.

Logiscom, há mais de duas décadas atuando no setor de empilhadeiras

A Logiscom é uma empresa expert no mercado de empilhadeiras, reunindo mais de vinte anos de experiência. Ao conhecer bem as particularidades e os desafios de empresas que precisam acelerar e ter eficiência nas movimentações de cargas, a Logiscom compartilha e traz dicas de seu amplo aprendizado.

Hoje, oferecemos diversos modelos de empilhadeiras elétricas para locação, fazendo com que as empresas usufruam de grandes vantagens, sem ter a necessidade de investir em aquisições. Nossas soluções são sob medida, incluindo ofertas de equipamentos novos e usados para a movimentação de cargas em ambientes internos e externos. Nossos clientes dispõem de manutenções prévias e corretivas, realizadas por profissionais especializados para evitar que os equipamentos locados parem.

Fale com os nossos especialistas! Saiba mais dicas para capacitar seus operadores e aproveite para comprovar as condições especiais da Logiscom, para contratos de aluguel de empilhadeiras elétricas!

(imagem: divulgação)