Principais causas de manutenção emergencial em empilhadeiras
Empilhadeiras são equipamentos altamente confiáveis e bastante resistentes. Mas, como qualquer máquina, também estão sujeitas a defeitos, especialmente se não são utilizadas da maneira correta. Descubra agora as principais causas de manutenção emergencial em empilhadeiras.
-
Não levar em consideração os limites da máquina
Existem diversas opções de empilhadeiras no mercado, e cada uma é recomendada para uma atividade específica. Por isso, antes de comprar ou alugar uma empilhadeira, leve em consideração a carga de trabalho, a capacidade desejada e o local de utilização.
Evite adaptações. Ao obrigar uma empilhadeira a trabalhar fora das especificações para as quais foi planejada, você estará promovendo o desgaste prematuro do equipamento e, consequentemente, estará sujeito a problemas nos componentes mecânicos ou elétricos da máquina.
-
Problemas com o piso
Outra causa bastante comum de manutenção emergencial em empilhadeiras é sua utilização em pisos irregulares ou com obstáculos. Buracos na pavimentação ou mesmo emendas malfeitas causam problemas em pneus e até mesmo na parte elétrica.
Essa é a parte fácil, afinal, todo mundo sabe que as empilhadeiras devem ser usadas em pisos uniformes. Mas, sobretudo nos centros de distribuição, há um problema comum que é constantemente negligenciado: a presença de obstáculos.
Não precisa ser necessariamente um objeto volumoso ou pesado. Itens simples como caixas de papelão, embalagens plásticas e lascas de madeira dos paletes também podem causar problemas.
Quando a empilhadeira passa por cima desses objetos, resíduos podem se soltar e obstruir, por exemplo, o sistema de arrefecimento do motor, eixos e radiador. Adicionalmente, embalagens soltas podem voar e atrapalhar a visibilidade dos operadores.
-
Descansar o pé na embreagem
A terceira principal causa de manutenção emergencial em empilhadeiras está relacionada a problemas no treinamento dos operadores ou mesmo falta de profissionalismo. É o (péssimo) hábito de deixar o pé sobre o pedal de embreagem.
Com o tempo, a atitude termina por prejudicar os componentes elétricos da empilhadeira.
Para evitar o problema, oriente os operadores a só pisarem na transmissão quando estiverem próximos de uma prateleira e precisarem acionar os freios sem, no entanto, aumentar a rotação do motor. Dessa forma, o sistema hidráulico trabalha na velocidade ideal para máximo desempenho.
-
Negligenciar o check list
Diariamente, antes de iniciar o trabalho com a empilhadeira, os operadores precisam fazer um check-list da máquina, de forma a identificar possíveis problemas que precisem de correção. Ao fazer isso, evita-se perda e tempo e de recursos com manutenções não programadas.
Além dessa checagem antes da operação, é preciso também estar atento aos sinais que a máquina dá durante o carregamento, descarregamento ou movimentação. Esses sinais podem ser pequenos barulhos ou comportamentos incomuns.
Assim, o operador precisa reportar o problema à equipe de manutenção, que poderá fazer as correções rapidamente. Se os pequenos problemas não forem corrigidos, certamente se transformarão em dores de cabeça maiores no futuro.
Logiscom é a melhor opção de locação de empilhadeiras
Agora que você conhece as principais causas de manutenção emergencial em empilhadeiras, que tal deixar o assunto com quem entende? A Logiscom é especialista em locação e terceirização de equipamentos de movimentação interna e externa.
A empresa trabalha com todos os tipos de empilhadeiras elétricas ou a gás e paleteiras elétricas, que passam por manutenção preventiva periódica, para que sua empresa nunca pare. Quer alugar empilhadeira? Fale com a Logiscom.
(Imagem: Divulgação)