Home»Dicas»Saiba as principais causas de acidentes entre empilhadeiras e pedestres e como evitá-los

Saiba as principais causas de acidentes entre empilhadeiras e pedestres e como evitá-los

Você sabia que a maior parte dos acidentes com empilhadeira não envolve o tombamento do equipamento, mas sim atropelamentos de pedestres? Esse é um risco presente em qualquer empresa que trabalhe com empilhadeiras. Mas com alguns cuidados simples é possível evitar grandes tragédias.

As principais recomendações dos especialistas envolvem o treinamento correto dos operadores, separação de tráfego, regras claras de convivência entre pedestres e empilhadeiras e o uso de dispositivos sonoros e visuais. Confira os detalhes.

  • Treinamento do operador

Esse é o cuidado mais básico que as empresas podem tomar para evitar acidentes: treinar bem os operadores das empilhadeiras. Mas esse treinamento não deve acontecer apenas na contratação do profissional. Os operadores devem passar por cursos de reciclagem regularmente.

  • Separação de tráfego

A forma mais eficaz de evitar acidentes entre empilhadeiras e pedestres é fazendo uma separação total das áreas de circulação. Isso significa impedir que pedestres caminhem em regiões por onde transitam as empilhadeiras.

Essa separação pode ser realizada por meio da criação de faixas de deslocamento exclusivas.

As faixas podem ser separadas por barreiras físicas, como tachões de sinalização (também conhecidos como “olhos de gato”) e blocos de concreto; ou simplesmente pela pintura no chão, como acontece em algumas ciclofaixas em grandes cidades.

Mesmo nesses casos os administradores devem estar atentos para evitar que as faixas de deslocamento das empilhadeiras se aproximem de locais de grande circulação de pessoas, como refeitórios ou lavatórios, por exemplo.

  • Regras de convivência

Criar e divulgar “regras de convivência” no ambiente de trabalho também são excelentes maneiras de evitar acidentes.

Essas regras podem incluir, por exemplo, a imposição de limites de velocidade para empilhadeiras e uso de roupas de alta visibilidade para pedestres que precisem circular em áreas com trânsito de empilhadeiras, como coletes refletivos.

Pode-se ainda proibir o acesso de pedestres a áreas em que as empilhadeiras estejam em operação.

Além, disso, exija que os operadores do equipamento parem a empilhadeira antes de passar por interseções ou por locais em que a visibilidade esteja bloqueada, de modo que ele não seja surpreendido por um pedestre.

  • Dispositivos sonoros e visuais

Por fim, outra providência importante diz respeito à empilhadeira em si. Atenção especial deve ser dada aos alarmes de movimento de ré. Seu volume deve ser alto o suficiente para se destacar dos ruídos ao redor. É preciso ainda que ele seja facilmente diferenciado de outros alarmes da empresa.

Entretanto, observe que o próprio dispositivo sonoro pode ser prejudicial à saúde do trabalhador. Assim, ele jamais deve ultrapassar os limites determinados pelas Normas Regulamentadoras.

As empilhadeiras devem contar ainda com luzes piscantes, giratórias ou estroboscópicas, de modo que sua presença seja facilmente identificável. O modelo mais apropriado dependerá das condições do ambiente de trabalho. As luzes não devem atrapalhar a acuidade visual do operador.

Precisando de empilhadeiras? Fale com a Logiscom

Está precisando de empilhadeiras? Alugue com a Logiscom. A empresa possui a solução ideal para qualquer necessidade, como empilhadeiras elétricas, retráteis, patoladas com operador a pé e a bordo, elétricas, à combustão e muito mais.

Converse com os especialistas da Logiscom e descubra qual equipamento é o ideal para sua empresa.

(Imagem: Divulgação)