Home»Dicas»Vai operar uma empilhadeira? Confira o check-list

Vai operar uma empilhadeira? Confira o check-list

O operador bate o ponto, coloca os equipamentos de segurança, sobe na empilhadeira e começa a trabalhar. Essa é a rotina de sua empresa? Em caso positivo, um alerta: a rotina está errada e pode causar prejuízos e acidentes. O operador está pulando uma etapa importante: o check-list do equipamento.

A checagem do check-list antes de colocar a empilhadeira para funcionar precisa fazer parte da rotina de todos os operadores que usarão a máquina. Ao fazer o check-list, o operador pode se assegurar de que tudo está funcionando perfeitamente.

Caso esse check-list não seja realizado, a consequência mais comum é que a empilhadeira pare inesperadamente, provocando efeitos negativos na produtividade da empresa.

Mas pode acontecer algo ainda pior. Caso um desgaste ou problema nos equipamentos de segurança passem despercebidos, pode haver acidentes com prejuízos materiais ou humanos.

Quer saber quais itens devem ser observados no check-list? Confira.

  • Análise visual

A primeira etapa do check-list é a análise visual do estado geral da empilhadeira. O operador deve circundar a máquina, agachando-se para olhar se há alguma marca de vazamento no chão.

Atenção especial deve ser dada aos pneus. Confira se estão firmes. Cheque ainda se porcas, parafusos e ruelas estão bem apertados, e se há sinal de desgaste ou ferrugem.

  • Motor

Feita a análise externa, é hora da checagem interna. Olhe se todas as conexões do motor estão devidamente encaixadas e se há fios soltos ou partidos. Esteja principalmente atento a possíveis oxidações.

Avalie ainda itens como correias, ventoinha, filtros de ar e de óleo e, claro, o nível de óleo do motor.

  • Radiador

Assim como nos carros, o operador deve checar se a água ou o líquido arrefecedor estão nos níveis ideais para que o radiador faça com sucesso seu trabalho de refrigeração do motor.

  • Cilindro de gás/bateria

O operador precisa checar também o cilindro de gás, no caso das empilhadeiras à combustão; ou a bateria, no caso das empilhadeiras elétricas.

Caso a empilhadeira seja à combustão, analise se há vazamentos no cilindro de gás e o estado da mangueira do cilindro. Já no caso da bateria, o foco deve ser as condições gerais da peça, especialmente a presença de ferrugem, e o nível de carga.

  • Equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança podem variar entre um modelo e outro, e até mesmo entre um fabricante e outro. Os equipamentos mais comuns que precisam ser avaliados pelo operador são cinto de segurança, buzina, luzes de segurança, luz de estacionamento, luz de freio e extintores de incêndio.

  • Freios, pedais e garfos

Por fim, há as checagens que devem ser feitas com o motor ligado, como a movimentação dos garfos e a rotação das rodas.

Esses são apenas alguns dos itens que devem fazer parte de um check-list. Avalie com o fabricante da empilhadeira se outras peças devem estar nessa rotina. Caso seja encontrado algum problema, o operador deve relatar à equipe de manutenção suas descobertas ou suspeitas. how to write good statement of the problem

Logiscom possui ampla experiência em locação de empilhadeiras

Por falar em manutenção de empilhadeiras, a frota da Logiscom recebe manutenção periódica para assegurar que os equipamentos funcionem em todo o seu potencial.

Além disso, ao alugar empilhadeiras com a Logiscom, o cliente conta com uma assistência técnica especializada, pronta para resolver qualquer problema rapidamente. Está procurando a empresa ideal para a locação de empilhadeiras? Fale com a Logiscom.

(Imagem: Divulgação)